5 Dicas para fazer um currículo produtivo e eficiente

Há um bom tempo elaborar um currículo atraente e objetivo, é um grande diferencial para os selecionadores das vagas de emprego. Normalmente, há um grande volume de currículos que as empresas recebem, ao divulgar uma vaga de emprego. Portanto, o tempo de análise do currículo pelo profissional em questão, é muito rápido.
Imagine que seu currículo tem 2 minutos, ou em alguns casos até menos, para dizer quem ele é e porque merece uma atenção especial.
E é aí em que você tem que mostrar o diferencial, com um CV que “fisgue” o selecionador.
Mas como fazer isso? Como fazer um currículo eficiente? Selecionei abaixo 5 dicas importantíssimas e indispensáveis, que podem fazer a diferença para você.
 
Dica 1 – Evite erros de Português
Ao fazer seu currículo, revise, revise, revise e revise. Isso mesmo, não deixe passar nada, nenhum erro ortográfico. Pode parecer besteira, mas não é. Quando um selecionador encontra palavras escritas incorretamente, o CV é deixado para trás. E quando constam palavras escritas absurdamente erradas, pode virar motivo de piada para o recrutador. Já vi casos assim, e saiba que são muito comuns.
 
Dica 2 – Não utilize Layout Chamativo
Ter um visual clean é fundamental para seu CV. Colocar um design que você acha que deixe o currículo bonito, pode ser perigoso, já que pode pecar pelo excesso. O ideal é ter uma harmonia, com nada exagerado. O conteúdo é REI para os selecionadores, lembre-se disso.
 
Dica 3 – Faça um Resumo das Qualificações
Lembre-se que o currículo deve ser objetivo. Portanto, faça um resumo de suas qualificações com no máximo 3 qualificações em suas experiências anteriores. Se for alongar nesta parte, faça apenas se tiver resultados que desenvolveu, já que este um fator interessante para expor no currículo. Caso contrário, se não tiver, deixe apenas os cargos e responsabilidades em forma de resumo.
 
Dica 4 – Dados pessoais no início do CV
Não faz sentido colocar seus dados no fim do currículo. Quem você é, deve estar visível logo no início para facilitar a identificação da pessoa com as qualificações. Atente que para o selecionador, não faz sentido observar qualificações e experiências, e depois descobrir no fim de quem se trata.
 
Dica 5 – Crie um email profissional
Nunca coloque e-mails do tipo joão_gatinho2012@hotmail.com. Acredite, existe preconceito e você não conhece o selecionador. Até mesmo um email normal sem exageros, pode fazer a diferença para definir quem você é.
 
Conclusão
Estas dicas são extremamente valiosas para elaborar um currículo. São simples e objetivas, assim com um CV deve ser. Lembre-se que seu currículo tem que ser rápido para chamar a atenção do selecionador, por isso, ao pensar em como elaborar um currículo, pense em objetividade em primeiro lugar.

Essa dica foi escrita por Rodrigo Macedo do blog Produtividade Internet.